top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • Flickr

Salvador recebe lançamento do livro Olhares Insurgentes da Améfrica Ladina


Publicação reúne experiências de comunicação antirracista da diáspora africana na América Latina


O Instituto Commbne e a Fundação Friedrich Ebert (FES) realizam, no próximo 31/01, o lançamento da publicação Olhares Insurgentes da Améfrica Ladina: Experiências de Comunicação Antirracista na América Latina, resultado do edital Vozes da Améfrica Ladina. O evento acontece à partir das 14h, na sede do Instituto Commbne, na Casa Yaa-Ide, no bairro da Federação, reunindo autores, comunicadores, parceiros institucionais e convidados.


A publicação é fruto de um processo seletivo que recebeu 75 inscrições de cinco países da América Latina — Brasil, Argentina, Equador, Bolívia e Colômbia — e selecionou 14 textos que abordam práticas e reflexões sobre comunicação antirracista a partir de três eixos: Comunicação Antirracista Comunitária; Comunicação Antirracista e Tecnologia; e Comunicação Antirracista e Educação. O livro integra um esforço de articulação regional de experiências comunicacionais comprometidas com a justiça racial e a democracia.


A diversidade de vozes reunidas na obra constitui um de seus principais destaques. A maioria dos autores e autoras se identifica como pessoas negras, somando-se a participantes afroindígenas, indígenas, campesinos e brancos, o que reflete a pluralidade da Améfrica Ladina. A expressiva presença de mulheres e de pessoas jovens — especialmente na faixa etária entre 26 e 36 anos — reafirma o protagonismo das juventudes negras na produção de narrativas contra-hegemônicas na América Latina.


Para o Instituto Commbne, o lançamento do livro representa um marco no fortalecimento da comunicação antirracista no continente. “Olhares Insurgentes da Améfrica Ladina reafirma que nossas experiências comunicacionais são produtoras de conhecimento e disputam sentidos em um contexto marcado pela desinformação e pelo racismo estrutural. A publicação conecta territórios, práticas e saberes que historicamente foram invisibilizados”, destaca a coordenação do Instituto.


A Fundação Friedrich Ebert (FES) ressalta a relevância da iniciativa para o fortalecimento da democracia e dos direitos humanos. “A comunicação é um campo estratégico na defesa da democracia. Apoiar uma publicação que valoriza vozes negras latino-americanas significa ampliar o debate público e fortalecer perspectivas comprometidas com a justiça social e a igualdade racial”, afirma a FES.


O evento de lançamento contará com falas institucionais, exibição de vídeos de autores internacionais, como Frederico Pitta (Argentina) e Ana Mosquera (Peru), além de uma roda de conversa com autores e autoras da publicação, que irão dialogar sobre a importância das perspectivas afrocentradas na comunicação latino-americana em um cenário de intensas disputas narrativas.


Sobre o Instituto Commbne

O Instituto COMMBNE – Comunicação baseada em Inovação, Raça e Etnia – é uma organização brasileira cuja missão é promover a justiça racial por meio da comunicação e da educação, entendidas como direitos humanos, mobilizando e ecoando as vozes das populações vulnerabilizadas. Sua visão é ser uma referência internacional na promoção da comunicação como direito humano, fortalecendo a equidade e a inclusão das populações afrodescendentes em espaços políticos, culturais e institucionais.

Desde a sua fundação, em 2019, o Instituto tem como principais objetivos conectar comunicadores negros, antirracistas e ativistas dos direitos humanos em nível global; disseminar narrativas inovadoras sobre raça e etnia na diáspora africana; qualificar e formar profissionais, estudantes e ativistas no campo da comunicação, relações raciais e direitos humanos; e fomentar o intercâmbio de experiências entre profissionais e organizações que trabalham com comunicação e educação. Esses objetivos se concretizam em quatro eixos estratégicos: Informação, Formação, Intercâmbio e Produção.


Sobre a Fundação Friedrich Ebert (FES)


A Fundação Friedrich Ebert (FES) iniciou as suas atividades no Brasil em 1985 na cidade de São Paulo. Desde então, a FES Brasil se baseia na promoção da democracia e do desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável, na contribuição da paz e da segurança e na criação de uma globalização solidária como diretrizes fundamentais para nortear seu trabalho no Brasil. O escritório da FES no Brasil ocupa-se de questões sócio-políticas centrais no país e coopera com os outros escritórios da Fundação, tanto em temas relacionados aos processos políticos e sociais na América Latina como em questões candentes da política global na esfera internacional.

Através do apoio à democracia e da justiça social, de sindicatos livres e fortes, bem como na defesa dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial e de gênero, a Fundação acompanha a formação e consolidação de estruturas da sociedade civil e do Estado. As atividades promovidas pela Fundação no Brasil estão concentradas, atualmente, em 5 eixos temáticos: Justiça Social, Democracia, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paz e Segurança e Política Regional e Global, além de temas transversais como a juventude, comunicação e igualdade racial e de gênero.


Comentários


CMBN.Logo.Vertical.Negativo.png
Comunicação baseada em Inovação, Raça e Etnia

INSCREVA-SE NA NEWSLETTER MAIS ANTIRRACISTA DO BRASIL!

ENDEREÇO

Rua da Mouraria, 74, Nazaré

Salvador, Bahia, 40040-090

© 2025 | Instituto Commbne
Desenvolvido por CALÚ Comunicação Criativa

bottom of page