Instituto Commbne participa de oficina nacional de comunicação em Brasília para fortalecer a saúde da população negra
- COMMBNE

- 22 de jan.
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de jun.

Salvador, BA, 22 de janeiro de 2025 - Nos dias 22 e 23 de janeiro, o Instituto Commbne marcou presença na Oficina Nacional de Comunicação para o Fortalecimento da Saúde da População Negra, realizada em Brasília. Representado por sua diretora executiva, a jornalista Midiã Noelle, o instituto integrou as discussões que buscaram ampliar a visibilidade e o compromisso com a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN).
Midiã Noelle participou do painel "Estratégias de Comunicação para o Fortalecimento da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra", ao lado da jornalista, doutora em Ciências da Comunicação pela USP e escritora Rosane Borges, e da pesquisadora Daniela Araújo, integrante do Laboratório de Estudo e Pesquisa sobre Comunicação Comunitária (LECC) e do Grupo de Estudos Muniz Sodré de Relações Raciais da UFRJ. O painel trouxe reflexões sobre o papel da comunicação como ferramenta de mobilização, enfrentamento ao racismo institucional e fortalecimento do acesso à saúde para a população negra.
Segundo dados do Painel Saúde da População Negra, lançado pelo Ministério da Saúde em dezembro, apenas 371 dos 5.570 municípios brasileiros contam com setor específico para coordenar e monitorar ações voltadas à saúde da população negra. Além disso, resultados preliminares do Inquérito sobre a implementação da PNSIPN indicam que 50% das pessoas que responderam às questões abertas do questionário percebem a política com indiferença. Diante desse cenário, o encontro foi estratégico para a construção coletiva de soluções. Como encaminhamento, será formado um grupo de trabalho com representantes da sociedade civil para apoiar a criação de um plano de ação voltado ao fortalecimento das políticas públicas em saúde para a população negra.









Comentários