Diálogo “Construindo caminhos contra o racismo on-line" no 15º Fórum da Internet no Brasil
- COMMBNE

- 27 de mai.
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de jul.

Salvador, BA, 26 de maio de 2025 - O Instituto Commbne participou do encontro “Construindo caminhos contra o racismo online”, promovido pelo AlafiaLab, durante a programação do 15º Fórum da Internet no Brasil (FIB15), em Salvador. A atividade foi realizada no dia 26 de maio de 2025, às 14h, no espaço Colaboraê, no bairro do Rio Vermelho, e reuniu organizações que atuam na interseção entre tecnologia, justiça racial e direitos digitais.
Representada por sua coordenadora executiva e de projetos, Camila França, a Commbne contribuiu para o debate trazendo sua experiência no fortalecimento de mídias negras, periféricas e independentes, além de reflexões sobre os desafios e estratégias de enfrentamento ao racismo digital.
“Foi um encontro muito potente, que demonstrou a importância de pensar a justiça racial como elemento estruturante para qualquer discussão sobre tecnologia. Estar ao lado de outras organizações comprometidas com uma internet mais segura, plural e antirracista fortalece nossa atuação e aponta caminhos coletivos de transformação”, destacou França.
O evento contou com a presença de representantes de iniciativas como o Laboratório de Humanidades Digitais da UFBA, AzMina, Intervozes, Portal Black Mídia, Portal Umbu, Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Rede Narrativas e Sociedade Viva, entre outras.
A roda de conversa foi um espaço importante de articulação, escuta ativa e construção conjunta de estratégias para garantir os direitos digitais das populações historicamente marginalizadas. A Commbne segue comprometida com a promoção de uma comunicação que enfrente o racismo estrutural e democratize o acesso às tecnologias.









Comentários