top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • Flickr

Yaa Idè inicia jornada estratégica em reunião que marca projeto por democracia e justiça racial na Bahia

Atualizado: 15 de ago.

Em encontro virtual, coordenadoras e equipe técnica iniciam planejamento da incubadora — uma parceria entre Commbne, Juristas Negras e Opará Saberes — que vai fortalecer organizações negras e periféricas, com foco na atuação em Salvador


ree

Commbne, 29 de julho de 2025 - Foi realizada no dia 29/07, a primeira reunião de planejamento do projeto Yaa Idè – Incubadora pela Democracia e Justiça Racial, uma iniciativa conjunta do Instituto Commbne, do Instituto Juristas Negras e da iniciativa Opará Saberes. Realizado de forma virtual, o encontro marcou o início oficial da articulação da incubadora que pretende impulsionar lideranças e organizações negras da Bahia a partir de um modelo colaborativo, formativo e sustentável.


Participaram da reunião as três coordenadoras do projeto: Midiã Noelle (Coordenação de Implementação – Commbne), Lívia Sant’Anna Vaz (Coordenação Jurídica – Juristas Negras) e Carla Akotirene (Coordenação de Orientação Social – Opará Saberes), acompanhadas por assistentes de coordenação que atuarão nos eixos estratégicos do projeto: Camila França (Implementação – Commbne), Fabiana Pontes (Mobilização e Incidência), Monique Damas (Jurídico – Juristas Negras) e Mike Araújo (Comunicação de Mídias Sociais).


Durante a reunião, foram discutidos aspectos fundamentais da etapa inicial, como a definição do calendário de ações, o processo de contratações e a escolha do local para instalação da sede do projeto, que funcionará no coração de Salvador, no Pelourinho. Com duração prevista de três anos (2025–2028) e apoio da Open Society Foundation, a incubadora tem como foco a criação de uma rede de articulação entre coletivos e organizações negras, especialmente da capital baiana.


Para Midiã Noelle, diretora geral do Instituto Commbne e coordenadora de implementação do Yaa Idè, o momento marca o início de uma jornada coletiva: “Estamos construindo uma aliança entre saberes, territórios e linguagens. Esta incubadora nasce da escuta e da urgência de fortalecer a democracia desde os territórios negros, com estratégia, afeto e compromisso político.”


A promotora de Justiça Lívia Sant’Anna Vaz, presidente do Instituto Juristas Negras, destacou a centralidade da atuação jurídica no fortalecimento democrático: “Nosso desafio é garantir que os marcos legais e os mecanismos institucionais estejam a serviço das populações negras e periféricas. A atuação jurídica, aqui, é pedagógica e transformadora, uma ferramenta de cidadania e reparação histórica.”


Já a pesquisadora e ativista Carla Akotirene, fundadora da Opará Saberes, ressaltou o valor epistemológico do projeto: “Yaa Idè é um chamado para a coletividade. Não estamos apenas formando lideranças, mas abrindo caminhos para que outras epistemologias – que nascem das margens – possam disputar e transformar o centro das decisões.”


Com foco em formação política, letramento midiático, produção de conhecimento e incidência institucional, o Yaa Idè pretende construir uma plataforma comum de ação, ampliar a presença de pautas negras nos debates públicos e fortalecer a atuação cidadã de comunidades historicamente marginalizadas. A partir da criação de espaços físicos e digitais de escuta, formação e mobilização, o projeto aposta no fortalecimento de capacidades institucionais e na construção de soluções públicas fundamentadas nos saberes das comunidades locais.


Ao final dos três anos, a incubadora espera contribuir com a consolidação de uma cultura cívica mais inclusiva, com impactos diretos em áreas como educação, saúde, segurança e trabalho. Outro eixo de atuação será o enfrentamento à desinformação e à violência institucional, por meio do uso de ferramentas de monitoramento participativo, avaliação contínua e metodologias de formação crítica.

Inicialmente centrado na Bahia, o projeto Yaa Idè possui potencial de expansão para outros territórios do Brasil, com a perspectiva de que as lideranças formadas atuem de maneira autônoma, porém conectada, garantindo a continuidade da mobilização social e o enraizamento de estratégias coletivas e sustentáveis.


Comentários

Não foi possível carregar comentários
Parece que houve um problema técnico. Tente reconectar ou atualizar a página.
CMBN.Logo.Vertical.Negativo.png
Comunicação baseada em Inovação, Raça e Etnia

INSCREVA-SE NA NEWSLETTER MAIS ANTIRRACISTA DO BRASIL!

ENDEREÇO

Rua da Mouraria, 74, Nazaré

Salvador, Bahia, 40040-090

© 2025 | Instituto Commbne
Desenvolvido por CALÚ Comunicação Criativa

bottom of page