Instituto Commbne lamenta a perda de nilton lopes, ativista e comunicador baiano
- COMMBNE

- 17 de jan.
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de jun.

Salvador, BA, 17 de janeiro de 2025 - O Instituto Commbne lamenta profundamente o falecimento de Nilton Lopes, mais conhecido como “Niltim” ou Niltinho, ativista e jornalista que dedicou sua vida à comunicação pública e à luta por direitos da população negra no Brasil. Niltim foi uma referência para o pensamento sobre comunicação pública no país e um agente fundamental na valorização da cultura da Bahia.
Comunicador comprometido com a transformação social, Niltim atuou de forma incansável para garantir melhorias concretas nas vidas da população negra, em especial da juventude negra. Foi também um defensor da educomunicação e da arte-educação como estratégias metodológicas revolucionárias para promover direitos e cidadania em contextos de vulnerabilidade.
Na segunda imagem, relembramos um momento simbólico para a comunicação baiana: a entrega, pelo coletivo Pauta Negra — do qual o Instituto Commbne faz parte —, de uma carta de recomendações para a comunicação pública da Bahia ao atual secretário estadual de Direitos Humanos, Felipe Freitas. Esse registro histórico é citado no Plano de Comunicação pela Igualdade Racial do Governo Federal.
Nilton era reconhecido por sua inteligência, articulação política, serenidade e sorriso generoso. Aos 39 anos, nos deixa precocemente, mas com um legado imensurável construído por meio de sua atuação na Cipó – Comunicação Interativa, sua assessoria estratégica em espaços de governo e sociedade civil, e sua presença firme em projetos transformadores.
Ao Niltim, nosso reconhecimento, homenagem e eterno agradecimento.









Comentários